blogger visitor
SPORTS: Hora do Flamengo mostrar sua cara (O GLOBO)

Saturday, June 9, 2012

Hora do Flamengo mostrar sua cara (O GLOBO)



Após três empates, time precisa vencer Coritiba no Engenhão para aliviar a pressão

Publicado:
Atualizado:

Joel enxuga o rosto enquanto conversa com Leonardo Moura: com dores musculares, o lateral é dúvida
Foto: Alexandre Cassiano / O Globo
Joel enxuga o rosto enquanto conversa com Leonardo Moura: com dores musculares, o lateral é dúvidaALEXANDRE CASSIANO / O GLOBO
RIO — Nascido em 25 de dezembro, Joel Santana vestiu de vez a fantasia do personagem natalino em 2005, quando assumiu um Flamengo que já tinha botado o sapatinho na janela à espera do milagre. Com seis vitórias em nove jogos, a permanência na Série A foi recebida como presente de Papai Joel. A arrancada começou com vitória sobre o mesmo Coritiba que o rubro-negro reencontra neste sábado às 18h30m, no Engenhão. Desta vez, Joel joga pela própria sobrevivência. Com três empates no Brasileiro que se inicia, o Flamengo tem mais tempo de recuperação que seu treinador.
— Estamos com o Joel e sabemos que ele está com a gente. Todo mundo tem que remar para o mesmo lado — disse Renato, que fez gol na vitória de 2005 e espera festejar novamente. — Faço 34 anos e quero alegria para esquecer os problemas.
A idade de Renato não é apenas motivo de festa. Diante da insistência de Joel em preservar os jogadores da base, o Flamengo é visto como um time envelhecido, que já não acompanha o ritmo dos rivais. Salvo por ter deixado a vitória escapar diante do Inter, o que mais causou insatisfação nos empates não foi o resultado, mas a impotência exibida diante de Sport e Ponte Preta.
Um dos maiores campeões regionais do país, o técnico luta contra um rebaixamento particular. Tido como um curandeiro para os males do corpo e da alma rubro-negra, seu remédio ainda não fez o efeito de outrora. Campeão Brasileiro e da Mercosul pelo Vasco em 2000, ao completar trabalhos montados por Oswaldo de Oliveira, Joel não tem uma campanha vencedora, do início ao fim, fora dos limites estaduais. Ao se colocar entre os maiores do país para rejeitar questionamentos, o técnico já faz parte do folclore. Num momento em que o pentacampeão brasileiro e diretor de futebol, Zinho, tenta instaurar gestão mais moderna, há um embate silencioso no futebol rubro-negro.
A questão passa por cima das concepções do gestor e do técnico. Ao determinar que contratações e demissões caberão apenas a Zinho, a diretoria faz o profissionalismo oscilar de acordo com suas conveniências. Ao longo da atual gestão, a linha que separa a autonomia da omissão tem sido confusa, como as imagens e exames usados no litígio com Ronaldinho. No início do ano, o vídeo que agora reforça a tese da indisciplina serviu para precipitar a demissão de Vanderlei Luxemburgo, que tentava enquadrar o craque. Hoje serve de prova também contra o Flamengo, para questionar a repentina virada no caminho da moralidade. Ao contrário do time de Joel, fora de campo a direção rubro-negra promove inversões rápidas que fazem a vítima se transformar em algoz e vice versa:
— Difícil falar do que se passa fora de campo. Temos que assumir a responsabilidade e buscar a superação — disse Renato.
Flamengo x Coritiba
Local: Engenhão
Horário: 18h30m
Flamengo: Paulo Victor, Wellington Silva (Léo Moura), Welinton, Marllon e Magal; Aírton, Kléberson, Renato e Ibson; Deivid e Vágner Love
Coritiba: Vanderlei, Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas; Willian, Sergio Manoel, Chico e Lincoln; Robinho e Everton
Juiz: Rodrigo Braghetto.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/flamengo/hora-do-flamengo-mostrar-sua-cara-5156268#ixzz1xJ8TpLi0
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

No comments:

Post a Comment